sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Peixes

Ingredientes
Peixe -sua preferência-
2 dentes de alho
Salsinha
Cebolinha
Alecrim
Osmarim
Sálvia
Orégano
Sal - a gosto-
Limão

Modo de fazer
Escolha o peixe de sua preferência. Tempere-os com os temperos descritos, esprema um limão. Deixe no tempero por umas 3 horas, depois faça o como preferir melhor, pode ser assado na grelha com papel alumínio enrolado ou então frito a milanês.
No preparo a milanês deve ser passado primeiro na farinha de fubá (polenta), em um ovo e novamente na farinha de fubá. Fica uma delícia das duas maneiras.

Preparei das duas maneiras para passar para vocês.
Boas festas e bom apetite.
































Peixe assado na grelha

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Pipoquinha de massa


Para repor as energias gasta no carnaval ai vai uma dica deliciosa...

Ingredientes

Massa
3 ovos
3 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de vinagre branco
2 colheres (café)de fermento em pó
Farinha de trigo até dar o ponto

Cobertura
1 xícara pequena de leite
1 xícara pequena de açúcar

Modo de fazer: Em uma tigela coloque todos os ingredientes da massa menos a farinha.
Bata tudo bem e vá acrescentando a farinha até dar o ponto de massa de pão, sove bem. Em uma mesa enrole a massa em tiras, e vai cortando em pedaços como de nhoque e deixe descansar por meia hora. Aqueça o óleo numa frigideira e frite em óleo quente, retire com uma escumadeira deixe esfriar.
Enquanto isso, numa panela coloque o leite e o açúcar ferverem mexendo sempre, retire do fogo e despeje sobre as pipoquinhas mexendo sempre e sirva com um café, refrigerante ou um suco.








segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Picadinho de espinafre

Ingredientes

1 cebola
2 dentes de alho
1 tomate
1 pimentão
2 ovos
Espinafre
Cheiro verde
Óleo
Sal

Preparo
Corte os legumes em pedaços. Em uma frigideira coloque um pouco de óleo e doure a cebola e o alho. Coloque o cheiro verde, pimentão, espinafre e por último o tomate. Deixe fritar um pouco. Quebre os ovos em um prato e adicione sal a gosto, misture com os demais ingredientes e mexa. Está Pronto.




Sugestão: Fica ótimo com algumas fatias de queijo. Corte em cubinho e misture com os demais ingredientes antes de adicionar os ovos.

Pão doce de goiaba

Ingredientes

50g de fermento biológico fresco
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
3 xícaras (chá) de água morna
3 colheres (sopa) de margarina
1kg de farinha de trigo
1 lata de goiaba em cubos (600g)
Margarina e farinha de trigo para untar
1 gema para pincelar
1 colher (sopa) de essência de baunilha (opcional)

Preparo
No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa, menos a farinha e a goiaba. Acrescente a farinha, aos poucos, sovando ate desgrudar das mãos. Abra a massa e adicione a goiaba e enrole. Disponha a massa em uma forma untada e enfarinhada. Pincele com a gema e deixe descansar por 30 minutos. Leve ao formo médio, pré-aquecido por 35 minutos ou até dourar. Está pronto.


Bolo

Ingredientes
5 ovo
2 copos de açúcar
1 copo de leite (quente)
1 copo de maisena
2 copos de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento

Preparo
Na batedeira bata os ovos com o açúcar até obter uma consistência de gemada. Coloque o leite fervido e ainda quente e bata com os ovos, aos poucos vá acrescentando o restante dos ingredientes.
Tempo de cozimento: 30 minutos

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Pudim de leite


Ingredientes

6 ovos inteiros
2 colheres de farinha de trigo
1 litro de leite
1 xícara e meia de açúcar

Preparo
Em uma panela coloque o litro de leite para ferver.
No liquidificador bata os ovos, o leite, o açúcar, e as duas colheres de farinha, bata bem.
Misture ao leite na panela mexendo bem
Numa forma de pudim derreta mais meia xícara de açúcar, caramele a forma e despeje na forma levando para cozinhar em banha maria por uma hora. Retire deixe esfriar leve para gelar, desinforme e sirva . Bom apetite.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Fatia Húngara Dourada (Estela)



Ingredientes
¾ de xícara (chá) de leite morno
¼ de xícara (chá) de água morna
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
30g de fermento biológico fresco
1 colher (chá) de sal
2 ovos
2 colheres (chá) de margarina
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
Margarina e farinha de trigo para untar

Recheio
2/3 de xícara de (chá) de margarina
3colheres de (sopa) de açúcar mascavo
100g de coco queimado ralado

Calda
2/3 de xícara de (chá) de água
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher de canela em pó
2 cravos da índia

Preparo
No liquidificador, bata o leite, a água, o açúcar, o fermento, o sal, os ovos e a margarina até ficar homogêneo. Adicione a farinha, aos poucos e sove bem a massa em uma superfície enfarinhada. Forme uma bola, cubra e deixe descansar por uma hora.
Em uma panela misture todos os ingredientes do recheio e reserve. Abra a massa com um rolo formando um retângulo, espalhe o recheio reservado, enrole como rocambole. Corte em fatias e coloque em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno médio pré aquecido, por uns 35 minutos ou até dourar.
Retire do forno e reserve. Em uma panela, leve ao fogo baixo a água, o açúcar, a canela e os cravos por 15 minutos ou até obter uma calda rala. Regue as fatias reservadas e sirva.
Bom apetite

sábado, 16 de janeiro de 2010

500 visitas.



A Arte de Cozinhar...


Olá amigos. Hoje A Arte de Cozinhar está em festa. Completamos 500 Visitas em pouco tempo de existência.
Muito Obrigada por ter contribuído para esta conquista.
Em comemoração criei meu primeiro selinho de visitas.













Dedico este selinho a todos que visitam o Blog A Arte de Cozinhar...


E as minhas amigas blogueiras.
Muito Obrigada


quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo



RECEITA DE ANO NOVO (Carlos Drummond de Andrade)


Para você ganhar belíssimo Ano Novo...
Não precisa fazer lista de boas
intenções para arquivá-las na Gaveta.
Não precisa chorar de arrependimento
pelas besteiras consumadas nem
parvamente acreditar que por decreto
da esperança a partir de Janeiro
as coisas mudem e seja claridade,
recompensa, justiça entre os homens
e as nações, liberdade com cheiro e
gosto de pão matinal, direitos respeitados,
começando pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo que mereça
este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de
fazê-lo novo,
Eu sei que não é fácil mas tente,
experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
Um maravilhoso Ano Novo para você !




O Blog A Arte de Cozinhar, deseja um ótimo ano novo a todos os seus colaboradores, seguidores, visitantes. Que este ano será repleto de paz, amor, alegria, felicidade, sonhos e oportunidades.

Dirvete Ana Câmara








quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Agradecimento




O blog A arte de Cozinhar, agradece e deseja
a todos um Feliz Natal
repleto de paz, amor, felicidade
sucesso e luz em nossos caminhos










"O segredo consiste em preparar os dias futuros
com antecipação,
semeando hoje o que queremos
colher amanhã".